ATIVIDADE SOLAR
Clima Espacial
O Termo “Clima Espacial” se refere às condições variáveis do Sol e do Espaço que podem influenciar no desempenho da tecnologia que usamos aqui na Terra.
O Clima extremo pode causar danos à infra-estrutura essencial - especialmente à rede elétrica - o que nos motiva sobre a importância de preparos prévios.
Saiba mais sobre o Clima Espacial
A fim de proteger pessoas e sistemas que possam estar em risco devido aos efeitos do clima espacial, precisamos entender as causas deste fenômeno.
O Sol é a principal fonte de Clima espacial. Explosões repentinas de plasma e estruturas de campo magnético da atmosfera do sol chamadas de ejeções de massa coronal (CME), juntamente com rajadas repentinas de radiação, ou flares solares, causam efeitos climáticos espaciais na Terra.
O Clima espacial pode produzir campos eletromagnéticos que induzem correntes extremas nos fios, interrompendo as linhas de energia e até provocando apagões amplos. O tempo do clima severo também produz partículas energéticas solares, que podem prejudicar os satélites usados para comunicações comerciais, posicionamento global, coleta de informações e previsão do tempo.
A tempestade geomagnética mais forte registrada é o evento Carrington de agosto a setembro de 1859, com o nome do astrônomo britânico Richard Carrington. Durante este evento, as correntes usaram linhas de telégrafo ficaram eletrificadas, colocando os papéis de telégrafo em chamas; e as Auroras Boreais (partículas carregadas eletricamente do sol que entram na atmosfera da Terra) foram visíveis ao sul em Cuba e no Havaí.
Outro evento meteorológico espacial significativo ocorreu em 13 de março de 1989; uma poderosa tempestade geomagnética desencadeou um grande apagão elétrico no Canadá que deixou seis milhões de pessoas sem eletricidade por nove horas. De acordo com a North American Electric Reliability Corporation (NERC), o flare interrompeu a transmissão de energia elétrica da usina Hydro Québec e até derreteu alguns transformadores em Nova Jersey.
Previsão do tempo espacial
Os serviços de previsão do tempo espacial nos Estados Unidos são fornecidos principalmente pelo Centro de Previsão do Tempo do Espaço da NOAA (SWPC) e Agência Meteorológica da Força Aérea (USAF) (AFWA), que trabalham em estreita colaboração para atender às necessidades de suas comunidades de usuários civis e militares. O SWPC baseia-se em uma variedade de fontes de dados, tanto espaciais como terrestres, para fornecer previsões, relógios, avisos, alertas e resumos, bem como produtos de clima espacial operacional para usuários civis e comerciais.
Antes de um fenômeno de Clima severo no espaço
O Clima espacial tem um impacto nas nossas tecnologias avançadas o que têm um impacto direto na nossa vida diária. A principal área de preocupação provavelmente será a rede elétrica de nossa nação. Os territórios do norte são mais vulneráveis a esses efeitos do que as áreas mais ao sul. Geralmente, as quedas de energia devido ao clima espacial são eventos muito raros, mas as evidências sugerem que podem ocorrer efeitos significativos. Essas falhas de energia podem ter efeitos em cascata, causando:
Perda de água e sistemas de distribuição de águas residuais
Perda de alimentos e medicamentos perecíveis
Perda de aquecimento / ar condicionado e sistemas de iluminação elétrica
Perda de sistemas informáticos, sistemas telefônicos e sistemas de comunicação (incluindo interrupções nos voos de companhias aéreas, redes de satélites e serviços de GPS)
Perda de sistemas de transporte público
Perda de sistemas de distribuição de combustível e gasodutos de combustível
Perda de todos os sistemas elétricos que não possuem energia de reserva.
Para começar a preparar, você deve construir um kit de emergência e fazer um plano de comunicação familiar. Outras etapas que você pode tomar incluem:
Encha os recipientes de plástico com água e coloque-os na geladeira e no congelador se houver espaço. Deixe uma polegada de espaço dentro de cada um, porque a água se expande à medida que se congela. Esta água gelada ou congelada ajudará a manter os alimentos frios durante uma interrupção temporária de energia.
Esteja ciente de que a maioria dos medicamentos que requer refrigeração pode ser mantida na geladeira por várias horas sem problemas. Se não tiver certeza, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Mantenha o tanque do seu carro pelo menos meio cheio, porque os postos de gasolina dependem da eletricidade para alimentar suas bombas.
Saiba onde está localizada a liberação manual do seu abridor de porta de garagem elétrica e como operá-la. As portas da garagem podem ser pesadas, então você pode precisar levantar.
Mantenha uma chave para sua casa com você se você usar regularmente a garagem como principal meio de entrar em sua casa, caso a porta da garagem não abra.
Mantenha as baterias extras para o seu telefone em um lugar seguro ou compre um carregador de energia solar ou manivela. Esses carregadores são boas ferramentas de emergência para manter o seu laptop e outros dispositivos eletrônicos pequenos em caso de falha de energia. Se você possui um carro, compre um carregador de telefone do carro porque pode carregar o seu telefone se perder energia em sua casa.
Se você tem um telefone fixo tradicional (não-banda larga ou VOIP), mantenha pelo menos um receptor sem fio na sua casa porque funcionará mesmo se você perder energia.
Prepare a ficha de contato da família. Isso deve incluir pelo menos um contato fora da cidade que pode chegar a familiares em uma emergência.
Faça cópias de segurança de dados e informações digitais importantes, automaticamente, se possível, ou pelo menos semanalmente.
Escalas climáticas espaciais
O NOAA Space Weather Scales apresenta três categorias de efeitos solares. Essas escalas comunicam condições de espaço atuais e futuras e seus possíveis efeitos sobre pessoas e sistemas. Semelhante à Escala de vento do furacão Saffir-Simpson, as escalas do tempo espacial da NOAA correlacionam eventos climáticos espaciais com seus efeitos prováveis nos sistemas tecnológicos. Conforme mostrado na tabela abaixo, as escalas descrevem os distúrbios ambientais de três tipos de eventos: tempestades geomagnéticas (escala G), tempestades de radiação solar (escala S) e apagamentos de rádio (escala R). As escalas têm níveis numerados, análogos aos furacões, furacões e terremotos que transmitem severidade.
NOTA: A grande maioria dos eventos de nível "5" não causará danos catastróficos à rede elétrica. Em média, a Terra é afetada por tais tempestades cerca de quatro vezes durante todo o ciclo solar de 11 anos, tantas tempestades impactaram o planeta desde a tempestade de Carrington com muito menos impacto de significância.
Para mais informações, visite o NOAA Space Weather Scales.
Conheça os Termos
Os relógios são usados para fazer previsões de longo prazo da atividade geomagnética.
Os avisos são usados para aumentar o nível de alerta do público com base na expectativa de que um evento do tempo espacial seja iminente.
Alertas indicam que as condições observadas, destacadas pelas advertências, cruzaram um limite predefinido ou que um evento de tempo espacial já começou.
Durante a ocorrência do Clima espacial
Siga as medidas de conservação de energia para manter o uso da eletricidade o menor possível, o que pode ajudar as empresas de energia a evitar a imposição de apagões durante os períodos em que a rede elétrica está comprometida.
Siga as instruções do Sistema de Alerta de Emergência (EAS) com cuidado.
Desconecte os aparelhos elétricos se as autoridades locais instruirem.
Não use o telefone, a menos que seja absolutamente necessário, durante situações de emergência, manter linhas abertas para o pessoal de emergência pode melhorar a resposta.
Após a ocorrência do tempo espacial
Jogue fora comida que esteja estragada.
Jogue qualquer alimento que tenha sido exposto a uma temperatura de 40 ° F (4 ° C) ou superior por 2 horas ou mais ou tenha odor, cor ou textura incomum. Em caso de dúvida, jogue fora!
Nunca experimente ou confie na aparência ou odor para determinar sua segurança. Alguns alimentos podem parecer e cheirar bem, mas se eles estiveram a temperatura ambiente por muito tempo, as bactérias que causam doenças transmitidas por alimentos podem começar a crescer rapidamente. Alguns tipos de bactérias produzem toxinas que não podem ser destruídas pela culinária.
Se o alimento no congelador for mais frio que 40 ° F e tenha cristais de gelo nele, você pode voltar a congelá-lo.
Se você não tem certeza, leve a temperatura com um termômetro de alimentos.
NWS Space Weather Prediction Center (link)